Destaques

Determinação Social da Saúde e os processos de saúde e doença em debate na EPSJV

Por Equipe Editorial do Portal DSS Brasil

27/03/15 | 14:03

Na quinta-feira, dia 26, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) abriu seu ano letivo com a palestra do professor Francisco Carlos Félix Lana, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) intitulada “Determinação Social da Saúde: novos caminhos da saúde pública e a responsabilidade das instituições de ensino”. Durante o evento ele falou sobre os paradigmas que envolvem a mortalidade no país e os conceitos de saúde e doença, ressaltando os aspectos históricos sobre a epidemiologia e, principalmente, a pesquisa em saúde. A palestra esclareceu a importância da observação de fatores além do campo biomédico para o entendimento, planejamento e execução de ações em saúde coletiva.

[Leia Mais] |

Estudo analisou o perfil dos partos no Brasil/ Imagem: Fotolia

O processo de decisão pelo tipo de parto no Brasil

Por Gabriela Lamarca e Mario Vettore

19/03/15 | 15:03

Dando continuidade a série sobre a pesquisa “Nascer no Brasil”, publicamos hoje matéria sobre a decisão no tipo de parto. Não é a primeira vez que o nosso Portal traz à tona a discussão sobre a decisão pelo tipo de parto no Brasil (Cesarianas no Brasil: uma preferência das gestantes ou dos médicos?). No entanto, o retorno à essa discussão de forma mais aprofundada é necessária devido às publicações oriundas de um estudo nacional de base hospitalar, ‘Nascer no Brasil’, realizado sob a coordenação de pesquisadores da Fiocruz. Em uma das publicações são analisados os fatores relacionados a preferência pelo tipo de parto no início da gestação, reconstruindo o processo de decisão de 23.940 puérperas brasileiras à via de parto final.

[Leia Mais] |

Roda de Conversa na ENSP debate Determinantes Sociais da Saúde

Por Patrícia Tavares Ribeiro e Pedro Gilberto Lima

12/03/15 | 14:03

A ENSP, através do Centro de Estudos Políticas e Informações sobre DSS (CEPI/DSS/ENSP), realizou no dia três de março, como parte das atividades de programação 2015/2016, sua 2ª reunião técnico-científica sobre Determinantes Sociais da Saúde, com a participação de representantes da OPAS-Brasil e do Ministério da Saúde, para formulação de uma agenda conjunta. Este encontro deu continuidade aos debates iniciados no fim do ano passado, a respeito da temática dos DSS. Em 12 de novembro passado, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoveu uma Roda de Conversa intitulada: O que pensamos sobre … Determinantes Sociais?. Evento iniciou os debates que tiveram continuidade neste mês.

[Leia Mais] |