Destaques

Celso Amorim na ENSP/ Imagem: Informe ENSP

‘O Brasil tem um grande espírito solidário, mas esse sentimento precisa ser despertado’

Por Filipe Leonel/Informe ENSP

21/01/15 | 12:01

A Escola Nacional de Saúde Pública recebeu o embaixador e ex-ministro da defesa e das Relações Exteriores, Celso Amorim, para uma conversa a respeito das ações de cooperação internacional do governo brasileiro, sobretudo na área humanista da política externa – que inclui a luta contra a fome e a pobreza – e na saúde. Além de comentar o quadro político-geral que levou à intensificação da cooperação sul-sul e os bastidores dos acordos sobre tabaco, IBAS e Brics, referiu-se à Fiocruz como uma instituição de “orgulho para o país” e ao Brasil como uma nação solidária. “Não há, necessariamente, uma contradição entre solidariedade e interesse nacional. O programa de combate à fome é um exemplo disso”.

[Leia Mais] |

Artigo inédito sobre escala geográfica aponta novos rumos para pesquisas

Por Comunicação Social/Icict

21/01/15 | 10:01

Você sabia que nos estudos ecológicos, a associação entre fatores ambientais ou socioeconômicos e determinantes de leptospirose, por exemplo, pode ser influenciada pela escala geográfica? A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Fiocruz – Renata Gracie, Christovam Barcellos e Mônica Magalhães, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis), do Icict, e Reinaldo Souza-Santos e Paulo Barrocas, ambos da ENSP (ENSP), que analisaram os dados do número de casos de leptospirose (doença causada principalmente pela urina do rato) no Brasil, no período de 1999-2011, com a utilização da escala geográfica.

[Leia Mais] |

Fiocruz oferece especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Por Comunicação Social/ Icict

16/01/15 | 14:01

Começou dia 5 de janeiro de 2015 as inscrições para o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/2015), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, que tem 15 vagas disponíveis. O tema do curso é “Políticas de Acesso Livre: Repositórios e Periódicos Eletrônicos”, enfocando quatro eixos: acesso; organização; comunicação e usos; aplicações da informação científica e tecnológica. A especialização, que é gratuita, tem carga horária total de 360 horas, que serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, durante uma semana por mês, em período integral, das 9h às 17h. As aulas começarão no dia 16/03/2015 e serão encerradas em dezembro/2015.

[Leia Mais] | 2 Comentários »

Comentários Recentes