Destaques

Andreia Setti, do Projeto Bocaina/ Foto: arquivo pessoal

DSS no território local: O Projeto Bocaina trabalhando em prol da saúde e da sustentabilidade

Entrevista com Andréia Faraoni Freitas Setti, concedida à Jaqueline Pimentel

01/07/15 | 13:07

Iniciado no ano de 2009 o Projeto Bocaina (PB), uma pesquisa-ação que tem foco em ações estruturais e estruturantes de promoção da saúde e de sustentabilidade socioambiental integradas à agenda das comunidades tradicionais, do Mosaico Bocaina mantém-se como um modelo de ação em prol da sustentabilidade e da saúde em no território local. Em entrevista ao portal DSS Brasil Andréia Faraoni Freitas Setti, pesquisadora do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina/ Fiocruz ressalta que o envolvimento da comunidade é crucial para o sucesso de pesquisas e iniciativas que agreguem desenvolvimento sustentável e promoção da saúde. “O fortalecimento da capacidade das comunidades tradicionais para participarem nas decisões que afetam sua vida é um pressuposto para implementação da agenda Territórios Sustentáveis e Saudáveis no Mosaico Bocaina e tem como objetivos promover a equidade, a autonomia e a sustentabilidade, bem como consolidar a cidadania como pré-requisito para a ação transformadora”, ressaltou Andréia.

[Leia Mais] |

Imagem: Site do Ministério das Relações Exteriores

Representantes da Sociedade Civil, Governo e ONU participaram do II Seminário para discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda Pós-2015 da Organização das Nações Unidas

Por Carlos Brasília

24/06/15 | 15:06

O seminário Os desafios da agenda pós-2015: meios de implementação e financiamento aconteceu nos dias 10 e 11 de Junho em São Paulo, realizado em parceria pela Abong, Artigo 19, FES, Fundação Abrinq/Save the Children e Gestos com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNPA). A discussão foi centrada no processo de construção dos ODS, nas questões que envolvem o financiamento e a viabilidade das metas e também na participação da sociedade civil organizada. O Observatório Tuberculose Brasil da ENSP/FIOCRUZ participou dos debates do seminário e colaborou com a proposição aprovada pelo coletivo presente da criação de um GT, Grupo de Trabalho da sociedade civil para o Pós-2015, para acompanhar a fase final de negociação dos ODS que tem como prazo final Setembro de 2015 quando a agenda final dos ODS será apresentada para aprovação na Assembleia Geral da ONU.

[Leia Mais] |

Pesquisador fala sobre projeto do LabMep/ENSP

DSS no território local: Luciano Toledo fala do monitoramento da situação de saúde no entorno do Comperj

Entrevista com Luciano Toledo, concedida à Jaqueline Pimentel

10/06/15 | 16:06

Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca fala a respeito do projeto destacado na entrevista de Paulo Sabroza e na materia publicada na sessão “Notícias” deste portal. O início do monitoramento da situação de saúde no entorno do Comperj data de 2008. “No passado o monitoramento específico de certos agravos em saúde não era suficiente para dar conta de demonstrar toda a complexidade dos impactos sócio sanitários derivados da implantação de grandes empreendimentos. A ideia hoje é se abandonar esse velho modelo que trabalha com o monitoramento exclusivo de agravos específicos, passando-se a um monitoramento mais abrangente e diversificado, que contemple um conjunto de problemas de saúde, e que leve em consideração outros fatores mediadores”, destacou ele. Acesse e confira.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes