Ministro destaca parceria com OMS em coletiva de imprensa

Por Equipe CMDSS

19/10/11 | 15:10

Entrevista coletiva em Copacabana

Dando início aos trabalhos na Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS) o ministro Alexandre Padilha trouxe novidades à coletiva de imprensa.  “O Brasil assumiu o compromisso pela produção mundial de medicamentos para o tratamento da Doença de Chagas”, contou.

Padilha e a diretora Geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, lembraram a importância do evento e responderam perguntas de veículos de imprensa no Hotel Sofitel, uma das bases da CMDSS que tem como local principal de debates o Forte de Copacabana.

“Gostaria de destacar o papel da Fiocruz como órgão do Ministério da Saúde. E ainda, a dedicação da OMS e de Margaret Chan , que se empenhou pessoalmente para a realização deste evento”, ressaltou o ministro.  Ainda segundo ele, o Brasil tem implantado políticas públicas eficazes no combate à doenças não transmissíveis. “Por muito tempo, a pobreza e a miséria, foram associadas à doenças transmissíveis, porém a pobreza e a exclusão, se expressam através das doenças não transmissíveis também. O Brasil está diretamente comprometido com o combate a este tipo de problema e com ações sobre os DSS de forma geral”.

Na última semana a OMS parabenizou o Brasil pela queda de 40% na incidência da tuberculose nos últimos 10 anos. “Isso esta ligado ao cumprimento das diretrizes que a OMS estabelece e com o fato do Brasil ter retirado 36 milhões de pessoas da pobreza”, concluiu Alexandre Padilha.

Ainda sobre novas ações ligadas ao Ministério, Padilha contou que, a partir de hoje, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS) irá publicar um conjunto de medidas sobre registro e produção de medicamentos tecnológicos. “Serão publicadas quatro novas guias de registro”, disse ele.

Citação Bibliográfica

Ministro destaca parceria com OMS em coletiva de imprensa. Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil; 2011 Out 19. Disponível em: http://cmdss2011.org/site/2011/10/ministro-destaca-parceria-com-oms-em-coletiva-de-imprensa/

Equipe CMDSS

Deixe um comentário