Arquivo de Entrevistas

Vera

Cidadania, participação social e desenvolvimento territorial

Maior participação dos cidadãos na vida pública, circulação mais intensa de informações, transparência do processo político, intensificação do debate público. Para a pesquisadora Vera Schattan Coelho, coordenadora do Núcleo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), este caminho deve contribuir para o desenvolvimento territorial e a melhoria das condições de vida da população. Nesta entrevista, a pesquisadora da Universidade Federal do ABC analisa os processos de controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e discute suas implicações para o desenvolvimento territorial. Vera destaca que a participação social alcança melhores resultados quando integra sociedade civil mobilizada, gestores comprometidos com o projeto participativo e instituições que facilitam a comunicação entre os participantes.

Entrevista com Vera Schattan Coelho por Brasil Saúde Amanhã | 15/06/16 - 17:06 | [Leia Mais] |

Ana Fonseca

Políticas sociais contra as desigualdades

“A Constituição de 1988 foi um marco na garantia da saúde como direito e um passo importante para a universalização da cidadania, apesar de, passados 26 anos, ainda estarmos em construção”, afirma a pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), da Universidade de Campinas (Unicamp), Ana Maria Medeiros da Fonseca, uma dos idealizadoras do programa Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. Ela lembra que, antes de 1988, existiam apenas as santas casas, os hospitais dos alienados e as instituições filantrópicas. “Saúde universal e gratuita como a que temos hoje, apesar das diferenças regionais e intermunicipais e das dificuldades que conhecemos, estava fora do nosso universo”.

Entrevista com Ana Fonseca por Região e Redes | 25/05/16 - 23:05 | [Leia Mais] |

Patricia

Saúde e determinantes sociais no território federativo

“O futuro do setor Saúde depende de como a democracia e a federação brasileiras serão consolidadas”, afirma Patricia Tavares Ribeiro, coordenadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Para a pesquisadora, a Saúde não pode ser pensada separadamente da política, do contexto histórico, social, cultural e territorial. Nesta entrevista, ela analisa o que precisa avançar, hoje, para que a equidade e a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) se mantenham como princípios na agenda das políticas de saúde no futuro. “Nos próximos 20 anos, um caminho a explorar pode ser o de soluções de governança territorial na federação brasileira”, defende.

Entrevista com Patricia Tavares Ribeiro por Renata Leite | 16/05/16 - 22:05 | [Leia Mais] |

Carlos  Machado

Novos padrões de vida e consumo para o planeta e a saúde

“Se não enfrentarmos as desigualdades sociais pelo viés da distribuição global de recursos não alcançaremos a sustentabilidade ambiental necessária”. A afirmação é do pesquisador Carlos Machado, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Como colaborador da rede Brasil Saúde Amanhã, Carlos investiga os impactos da atual crise ambiental na qualidade de vida das populações e no setor saúde no horizonte dos próximos 20 anos. Nesta entrevista, ele aponta o paradoxo de um modelo de desenvolvimento que, ao mesmo tempo, aumenta a expectativa de vida e compromete os sistemas naturais e a permanência da espécie humana no planeta.

Entrevista com Carlos Machado por Bel Levy - Equipe Brasil Saúde Amanhã | 11/05/16 - 17:05 | [Leia Mais] |

Os desafios e prioridades no enfrentamento da Tuberculose no Brasil. Entrevista com Denise Arakaki-Sanchez

Observatório TB – Em que condições de estrutura você encontrou o Programa Nacional de Controle da Tuberculose no momento em que assumiu a coordenação em março de 2016? Denise Arakaki […]

Entrevista com Denise Arakaki-Sanchez por Carlos Basilia, Observatório Tuberculose Brasil (CRPHF/ENSP/Fiocruz) | 02/05/16 - 16:05 | [Leia Mais] |

Jairnilson Paim fala sobre “Desafios do Sistema de Saúde Brasileiro” na Fiocruz

Um dos maiores estudiosos do Sistema de Saúde do Brasil estará no Museu da Vida no dia 2 de maio de 2016: Jairnilson Paim. Sua palestra “Desafios do Sistema de Saúde […]

Entrevista com Jairnilson Paim por Graça Portela | 26/04/16 - 17:04 | [Leia Mais] |

RAONI-MADDALENA

As cidades, o mosquito e as reformas

Tão urgente quanto a reforma política e tributária, o debate sobre a reforma urbana subiu ao topo da agenda em meio à séria crise de saúde pública causada pela infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika e do chikungunya, além dos vírus causadores da dengue e da febre amarela. Um olhar para além da saúde pública se faz necessário para entender o que nos faz conviver com esse mosquito há décadas. Para tratar da complexidade do tema, a pesquisa Região e Redes ouviu a professora livre docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Ermínia Maricato. Além de estudiosa do tema, Maricato formulou a proposta de criação do Estatuto das Cidades e do Ministério das Cidades.

Entrevista com Ermínia Maricato por Região e Redes | 21/03/16 - 15:03 | [Leia Mais] |